Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Terapia Gênica Brasileira para Problemas Cardíacos para no 1º teste


Reportagem da Folha de S. Paulo de hoje revela que uma técnica de terapia genética desenvolvida no Brasil para combater problemas cardíacos passou no primeiro teste. Segundo a reportagem, a terapia gênica que injeta DNA em pacientes terminais mostrou resultados positivos. Os testes devem terminar nas próximas semanas e, caso os resultados sejam comprovados, o grupo deve ser ampliado. O estudo foi apresentado durante o 55º Congresso Brasileiro de Genética.
Os 14 pacientes que participam do estudo sofrem de um tipo terminal de isquemia, que não tem opção de tratamento. Segundo a Folha, “O agente ativo da nova terapia é um fragmento de DNA que contém a receita para a produção do VEGF-165, molécula que estimula o crescimento de vasos sanguíneos. Isso atenua a isquemia, a restrição da passagem de sangue ligada a danos em veias e artérias.”

Tags: . Blog da Terra

Um comentário:

  1. Apesar da reportagem da Folha de S. Paulo sobre terapia gênica Brasileira para problemas cardíacos ter sido publicada em setembro de 2009, este teste teve início no ano de 2007.
    Ele foi realizado para tratar pessoas com problemas cardíacos que, por algum motivo, não podiam fazer a tradicional cirurgia de ponte de safena. O procedimento consistia em aplicações de injeções de DNA com o objetivo de estimular a reconstrução de vasos sangüíneos no coração.
    Em 2007, o teste iniciou com 10 pacientes, totalizando 14 até esta última reportagem da Folha de S. Paulo.
    A Reportagem completa encontra-se no site da G1:
    http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL87634-5603,00-BRASIL+TESTARA+TERAPIA+GENETICA+EM+CARDIACOS.html

    Por Nattany Rojas

    ResponderExcluir